A metrologia como “Fator Estratégico”

A Metrologia não pode mais ser enxergada somente como um diferenciador tecnológico nas empresas, ela é uma questão de sobrevivência

No mundo competitivo em que estamos, não há mais espaço para processos sem qualidade e rastreabilidade, as empresas estão investindo recursos humanos, materiais e financeiros, para normalização e otimização de seus processos, visando assegurar ganhos na produtividade e nos resultados financeiros.

Numa empresa pode acontecer que um determinado produto seja produzido com base em medições efetuadas por um Instrumento-X e o mesmo produto seja verificado no departamento de controle da qualidade, por meio de Instrumento-Y, imaginemos que os resultados sejam divergentes, qual dos dois resultados é o correto?

Este tipo de incoerência poderá levar à rejeição do produto e por consequência perdas da matéria-prima e recursos aplicados, caso este produto não esteja dentro dos parâmetros necessários e vá para o mercado, levará a empresa a uma enorme perda financeira e ainda a um desgaste sem precedentes a sua imagem, podendo repercutir diretamente na sua participação no mercado.

Para evitar que estes tipos de problemas ocorram, é necessário que todos os instrumentos sejam do processo sejam aferidos e calibrados por uma empresa que tem seus padrões rastreados ou acreditados pela Rede Brasileira de Metrologia (RBC/INMETRO).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *